Para que Serve a Fita de Sinalização Zebrada

Para realizar um trabalho com perfeição, são necessários vários elementos, como os equipamentos de proteção individuais e também os de proteção coletiva, que têm como função proteger os trabalhadores e as pessoas que estão por perto, como as fitas de sinalização zebradas.

Para que serve a fita de sinalização zebrada

A fita de sinalização zebrada é um equipamento de proteção coletiva essencial para isolar, demarcar e indicar áreas que oferecem risco de acidentes, como locais que estão em construção, locais escorregadios e lugares com buracos, pois crianças e até adultos podem cair dentro, se machucar gravemente ou até chegar a morrer.

A fita de sinalização zebrada é confeccionada com plástico e possui listras pretas e amarelas intercaladas, essa característica é a que chama a atenção das pessoas para evitar os acidentes. Por ser um equipamento de proteção coletiva, a fita de sinalização zebrada, foi feita para se destacar em todos os ambientes e o seu significado é compreendido em todo o planeta por pessoas de qualquer idade.

As fitas zebradas são dobráveis e podem ser adquiridas em rolos e tamanhos variados. Elas são fabricadas em polietileno, o que faz com que sejam leves, duráveis e de fácil manuseio e instalação em ambientes externos e internos. A fita de sinalização zebrada também pode ser encontrada com modelos adesivos.

Quando alguma empresa está realizando algum trabalho em um local que pode oferecer riscos para os trabalhadores e pessoas em geral, ela tem a obrigação de colocar a fita de sinalização zebrada, pois esse equipamento funciona como um aviso de perigo e com isso poderá evitar acidentes ou contratempos.

A fita de sinalização zebrada é usada nas mais diversas situações, algumas delas são: buracos abertos nas ruas ou estradas, local onde alguém foi assassinado, lugar onde aconteceu algum acidente, locais onde estão sendo realizadas construções que podem oferecer muitos riscos, entre outros.

Equipamentos de sinalização

A fita de sinalização zebrada faz parte de um grupo de equipamentos utilizados para avisar as pessoas dos riscos oferecidos em determinado espaço, além da fita, os outros equipamentos de sinalização, são: cones, bandeiras, grades e placas. Esses equipamentos também são utilizados para delimitar lugares onde estão acontecendo algum trabalho.

A sinalização de segurança consiste em um procedimento que segue as regras e normas de uma determinada empresa, para alertar, orientar e advertir todas as pessoas a respeito dos riscos e das condições de perigo encontradas, proibições e separar lugares onde estão acontecendo algum trabalho.

Os trabalhadores que utilizarem as fitas de sinalização zebrada e outros equipamentos de sinalização, devem passar por treinamento para poderem utilizar esses materiais da forma correta.

Portanto os trabalhadores que forem realizar alguma atividade na rua, devem usar a fita de sinalização zebrada e os outros equipamentos para destacar o perigo e evitar acidentes. Todas as pessoas que avistarem uma fita zebrada, cones ou outros equipamentos de sinalização, precisam ficar longe para que não ocorram coisas ruins. As crianças são as que mais precisam prestar atenção para não se machucarem. As empresas que fizerem trabalhos nas ruas devem usar todos os equipamentos de sinalização e proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *