O que é SIPAT

Um dos eventos mais importantes do ano para a área da segurança do trabalho é a semana da SIPAT. Este é um evento que todas as empresas deveriam fazer, independente de seu segmento ou tamanho, pois é uma semana voltada para o trabalhador.

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e esta é uma atividade obrigatória que a CIPA deve realizar segundo a NR 05 no ítem 5.16 alínea “o”.

SIPAT

Qual o objetivo principal de uma SIPAT?

É importante entender que um dos principais objetivos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é levar informação aos colaboradores sobre as diversas questões que se referem a prevenir acidentes, cuidados básicos com a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Como atingir este objetivo?

Muitas empresas usam a semana da SIPAT para fortalecer os treinamentos que já são realizados com frequência pela área de segurança. Portanto, empresas utilizam diversas atividades como palestras, dinâmicas, gincanas, cartazes, vídeos, entre outras atividades.

Responsáveis pela organização da SIPAT

Como a própria NR 05 deixa bem claro, a organização da SIPAT deve ser realizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), quando houver este grupo na empresa.

Qual tema é obrigatório na SIPAT?

Aqui está um dos grandes erros que muitos organizadores da semana da SIPAT interpretam. Segundo a Norma Regulamentadora 05, não existe nenhum tema obrigatório para ser tratado na SIPAT! Isto mesmo! Na NR 05 não há nenhuma especificação de qual tema de palestra, por exemplo, a empresa precisa contratar.

As empresas, portanto, tem esta liberdade de inserir temas que estejam relacionados as necessidades do dia a dia da empresa.

Quanto tempo dura a semana da SIPAT?

As atividades devem ter duração de 1 semana dentro do horário de expediente dos funcionários e não há qualquer menção na NR 05 sobre dia ou mês, cabendo então, a empresa, a decisão de quando irá realizar a SIPAT. Vale ressaltar que, a SIPAT deve ser realizada sempre dentro da gestão da CIPA.

Como comprovar a realização da SIPAT?

Para que a CIPA deixe registrado a realização da semana da SIPAT, cabe a ela registrar em ATA as reuniões realizadas sobre o assunto “SIPAT”, bem como arquivar, por exemplo, a lista de presença das ações feitas durante a semana ou até mesmo fotos do evento, para que assim fique comprovado a realização da SIPAT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *