O que é SESMT

O SESMT é a sigla designada que damos para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e esta é composta por uma equipe de multidisciplinar da área da saúde, que atuam internamente nas empresas com o objetivo de proporcionar um local seguro para as atividades dos trabalhadores.

É importante que você saiba também que dependendo do número de funcionários e das atividades realizadas pela empresa, o SESMT pode contar com os seguintes profissionais especializados: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

Profissionais do SESMT

Para que serve o SESMT

O SESMT serve para orientar os funcionários das empresas sobre os riscos no local de trabalho e criar mecanismos que possam neutralizar estes riscos ou evita-los de uma vez por todas.

O principal objetivo de um SESMT é  promover a saúde, criar mecanismos de prevenção de acidentes de trabalho e evitar as doenças ocupacionais.

Origem do SESMT

O SESMT foi criado para diminuir o número de acidentes com os funcionários e criar dispositivos que prevenissem acidentes em geral. Mas saiba que o SESMT não serve somente para isso. O SESMT também tem um objetivo muito importante que é de orientar todos os colaboradores sobre os riscos de acidentes e criar campanhas que esclareçam dúvidas sobre as principais doenças laborais e como os trabalhadores podem evita-las.

Por que as empresas precisam ter um SESMT?

Independente do segmento e tamanho, o ideal seria que todas as empresas tivessem o SESMT, pois este grupo de profissionais especializados fazem a grande diferença para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Hoje em dia, o empregador mais inteligente já percebeu que o maior patrimônio que a empresa tem são seus funcionários. Eles são o fator mais competitivo que a empresa tem. Por este motivo, as maiores empresas brasileiras criam programas que valorizam a saúde e segurança de seus funcionários.

As empresas que projetam um futuro promissor precisam cuidar cada vez mais de seu patrimônio, pois funcionário saudável e seguro diminuem faltas ao trabalho, se acidentam menos, produz mais e gera mais retorno para seu empregador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *