Como Funciona uma Consultoria de Segurança do Trabalho

Ter segurança no ambiente de trabalho é essencial para todos os trabalhados que têm o direito de trabalhar em um lugar sem riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. De acordo com a lei, todas as empresas devem ter um setor especializado em segurança do trabalho, mas aquelas que não têm há a opção de contratar uma consultoria de segurança do trabalho.

Como funciona uma consultoria de segurança do trabalho

A consultoria de segurança do trabalho funciona oferecendo auxílio para as empresas que ainda não possuem um setor de segurança. As consultorias são contratadas por empresas que ainda não são obrigadas a possuir o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho) próprio, e também por empresas que contam com o SESMT que não possui conhecimentos suficientes para tratar da segurança do trabalho de uma empresa.

Funções de uma consultoria de segurança do trabalho

As consultorias têm muitas funções dentro de uma empresa, na realidade, elas têm as mesmas responsabilidades que o setor de segurança do trabalho interno tem, entre as funções mais comuns estão:

  • Treinamento de CIPA e Designado de CIPA;
  • Treinamento de uso, conservação e guarda do EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • Elaboração de LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho);
  • Elaboração de Laudo de Insalubridade;
  • Elaboração de ordens de serviço;
  • Treinamento de segurança na operação e manutenção de equipamentos;
  • Treinamento de segurança em atividades que envolvam eletricidade;
  • Treinamento ergonômico;
  • Treinamento de segurança e treinamento de segurança no manuseio de explosivos.

Dicas para contratar uma consultoria de segurança do trabalho

A primeira coisa a fazer para contratar uma empresa de consultoria é pesquisar na internet as mais variadas opções e falar com profissionais conhecidos que possam lhe dar alguma indicação.

Ao escolher uma empresa de consultoria de segurança do trabalho, veja se todos os membros da empresa são qualificados e dê uma olhada nas empresas em que ela já prestou consultoria, fale com elas e veja se vale a pena.

Assim como tudo no mercado, os preços dos serviços das empresas de consultoria são variados, então pesquise e escolha a que mais combinar com a sua empresa e condições financeiras.

Antes de assinar o contrato, leia-o bem, pois muitas empresas acabam tendo problemas por assinar contratos sem ler.

A importância da segurança do trabalho em uma empresa

Todos os dias ocorrem acidentes de trabalho e centenas de profissionais contraem doenças ocupacionais por causa das atividades trabalhistas, isso acontece pelo descuido dos donos das empresas e também dos próprios trabalhadores, que se arriscam em atividades que exigem muita segurança e trabalham com a postura errada e sem as condições necessárias para produzir e manter a saúde.

Todo chefe deve cuidar dos seus trabalhadores, que se forem priorizados e motivados, agradecerão trabalhando melhor e aumentando os lucros da empresa. É importante que os empresários saibam que a lei obriga todas as empresas a oferecer um ambiente de trabalho adequado e de acordo com todas as normas de segurança.

Portanto, se tem uma empresa que possui um setor de segurança do trabalho, então cuide da saúde e bem-estar dos seus trabalhadores, mas se a sua empresa ainda não conta com um serviço especializado para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, contrate uma empresa de consultoria de segurança o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *