Como Evitar Acidentes no Trabalho

Ao contrário do que muitas pessoas pensam ou sabem, os acidentes de trabalho continuam sendo muito comuns no mundo inteiro, esses acidentes são causados pela falta de estrutura e segurança nas empresas e também pelo descuido dos próprios trabalhadores.

Todos os dias a segurança do trabalho é falada e debatida em reuniões, palestras e empresas de pequeno, médio e grande porte, mas mesmo assim, as tragédias acontecem.

São muitas as dicas para evitar acidentes no trabalho, e o melhor é que elas são simples e podem ser seguidas por qualquer trabalhador.

Como evitar acidentes no trabalho

Como evitar acidentes no trabalho

A distração é uma das maiores causadoras dos acidentes de trabalho, por isso, quando estiver trabalhando mantenha a atenção no que estiver fazendo, com isso poderá evitar uma tragédia.

Não realize as suas atividades com pressa, porque além de fazê-las mal feitas, ainda corre o risco de sofrer algum acidente de trabalho.

Se não entendeu algum trabalho que mandaram você fazer, não tenha vergonha e pergunte para o profissional responsável, assim ele explicará a atividade e você não correrá riscos.

Fique atento a maquina, na qual está trabalhando, e se surgir algum defeito desligue-a imediatamente e fale com o responsável. De forma alguma volte a usar a máquina antes dela ser consertada, porque ela pode machucá-lo muito ou até matá-lo.

Não fume dentro da empresa, mas se for permitido, procure um espaço longe de produtos inflamáveis que podem causar uma grande explosão.

Quando aparecer um novo colega no seu setor, seja educado com ele e mostre-o todos os perigos do ambiente de trabalho. Procure ajudá-lo até que ele se acostume com as atividades.

Use todos os equipamentos de proteção necessários quando for realizar um trabalho, pois, proteger as mãos, pés, olhos, cabeça, orelhas e tudo mais é essencial para assegurar a sua integridade física.

Serviços elétricos só devem ser realizados por eletricistas capacitados, jamais invente de realizar algum trabalho elétrico se não tiver os conhecimentos necessários.

É essencial aprender como funcionam os extintores e outros dispositivos de combate a incêndios, pois nunca se sabe quando vai precisar.

Jamais realize algum trabalho alcoolizado ou drogado, pois se fizer isso estará arriscando não só o seu emprego, como, principalmente, a sua vida e dos seus colegas de trabalho.

Tenha cuidado com objetos espalhados pelo seu ambiente de trabalho, como tábuas com pregos e vidros quebrados, porque esses materiais podem chegar a matar uma pessoa.

Se for trabalhar com máquinas pesadas ou com alguma ferramenta, tire todos os acessórios, como pulseiras, brincos e gravatas.

Dê atenção em tudo que o seu chefe falar, em especial as instruções para o dia de trabalho, porque isso pode evitar graves acidentes.

Jamais realize trabalhos nas alturas sem os equipamentos de proteção como o cinto de segurança e se tiver um companheiro de trabalho, cuide para que ele também esteja seguro, assim, estarão livres dos acidentes de trabalho.

Conclusão

Essas são algumas dicas muito importantes para evitar os acidentes no trabalho, e como podemos ver para garantir a integridade física e a saúde os trabalhadores só precisam estar atentos a tudo e realizar o trabalho de acordo com as ordens, fazendo isso, é certeza de que voltarão muito bem para sua casa e família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *